Atividade Prática Supervisionada
Curso de Engenharia
3º Semestre
2014
Integrantes do Grupo
Nome: Daniel Marini RA: B778717
Nome: Reinaldo Nakaoshi RA: A5254g4
Nome: Allan Bruno Mota RA: B62egg1
Nome: Carlos Alberto de O. da Silva RA: C146GE2
Nome: Pedro Sodré RA: B7241g1
Nome: Maurício Ferreira da Silva RA: B8068d1
Nome: Adriano T. Passos RA: B788704
Nome: Erika
Nome: Genilson
Nome:
1. Objetivo do Trabalho
“MAURICIO”
2. Pesquisa sobre “Energia Renovável’’ (Eólica)
A energia eólica é uma forma indireta de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam a atmosfera. É uma energia abundante, renovável, limpa e não afeta o meio ambiente diretamente.
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores. Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 metros, o que requer uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, o vento apresenta velocidade média igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m, em apenas 13% da superfície terrestre. Essa proporção varia muito entre regiões e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental.
A utilização dessa fonte para geração de eletricidade, em escala comercial, começou na década de 1970, quando se acentuou a