Atividade Prática supervisionada
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO
MANUAL do ALUNO
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PIPA II
(2º/1º semestres)
SÃO PAULO
2013
2
APRESENTAÇÃO
O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas
– APS–PIPA II - nos 2º/1º
semestres dos cursos de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipes.
Como consta do Projeto Pedagógico do Curso, as Atividades Práticas
Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação do conhecimento - adquirido em sala de aula - à realidade.
As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis
e a favorecer aos
alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.
Neste semestre, o tema e a estrutura do roteiro de conteúdo dos 2º/ 1º semestres aproximam-se de um possível artigo científico.
3
1 ORIENTAÇÕES/ETAPAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS-PIPA II)
Composição das equipes: número mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) alunos. Segue anexo o modelo de Formulário de Composição da Equipe.
Identificação de uma organização/empresa de pequeno ou médio porte
(de acordo com os critérios do BNDES) para o estudo: caberá aos alunos escolher uma organização/empresa com a qual possam estabelecer uma parceria, ou seja, a organização/empresa se beneficiará com a contribuição dos alunos e os alunos terão na organização/empresa o espaço extraclasse para aprendizagem.
Realização das Atividades Práticas Supervisionadas na organização/
empresa