Artigo cientifico
RESUMO
O contínuo aumento nas taxas de crimes, independente da idade penal, os elevados custos despendidos em políticas de combate ao crime e a crescente importância dada ao tema segurança pública tem levado tanto governo quanto sociedade civil a encararem o problema da criminalidade como um sério óbice ao desenvolvimento democrático do país. Formular e implementar políticas que permitam prevenir e reduzir o crime e a violência torna-se um desafio a ser superado, ainda mais se considerada a legislação penal em vigor. Este artigo objetiva demonstrar a eficácia do policiamento comunitário, analisando temas como a necessidade de reestruturação das forças policiais, o conceito de polícia comunitária e as diversas experiências sobre esta filosofia no Brasil, bem como contextualizar a polícia comunitária como alternativa estratégica para a resolução de problemas na área da segurança pública, analisar a questão do crime como fenômeno social e comunitário e mostrar a correlação entre a polícia comunitária e a criminologia. Procurou-se, por meio de revisão da literatura, identificar pontos a serem consolidados, como estruturas física e operacional adequadas, além do emprego operacional do efetivo policial, da implantação do policiamento e da coordenação e controle do policiamento.
Palavras-chave: policiamento comunitário, controle social, setorização, policiamento aproximado, áreas urbanas, criminalidade.
ABSTRACT
O contínuo aumento nas taxas de crimes, independente da idade penal, os elevados custos despendidos em políticas de combate ao crime e a crescente importância dada ao tema segurança pública tem levado tanto governo quanto sociedade civil a encararem o problema da criminalidade como um sério óbice ao desenvolvimento democrático do país. Formular e implementar políticas que permitam prevenir e reduzir o crime e a violência torna-se um desafio a ser superado, ainda mais