Desafio do Pré-sal
Há 300Km da costa brasileira, engenheiros e geológos se empenharam em uma grande pesquisa sobre essa riqueza que é o pré-sal. Há quase 7 mil metros de profundidade se encontra a maior reserva de pettroleo explorada nos ultimos 10 anos. Se hospeda em uma grande área de 800 Km de extensão e 200 Km de largura, é denominada Provincia do Pré-sal.
A Bacia de Campos foi descoberta no auge da crise do petróleo, na década de 70, as jazidas descobertas nessa bacia representa mais de 80% da produção nacional. No geral, as reservas brasileiras já exploradas já atingiram 15 bi de barris. Contudo, com o passar do tempo estudos provaram que seria necessário muito mais para atingir a demanda do mercado, então foram desenvolvidos estudos para atingir novos campos petroliferos.
Os estudos da existencia de outras jazidas se deram pelos geológos, estes, se fundamentaram desde a separação dos continentes há 130 milhões de anos, onde foram formados grandes lagos entre eles, ali viviam algas, bacterias e outros organismos que depois de mortos se depositavam no fundo desses lagos, e assim, deram origem ao petroleo. "Na medida em que se deu a continuidade da separação dos continentes, esses lagos foram preenchidos pela água do mar, essa água acabou ficando confinada em determinados momentos e começa então criandos grandes expessuras de sal." ( Alvaro Maia - Assessor técnico de Exploração e Produção). Esse sal se torna um selo, então todo o petróleo gerado e migrado na parte inferior desse sal teria enormes dificuldades de ultrapassá-lo.
A primeira estrategia criada, foi a de coordenar um levantamento sismico, ou seja, uma aquisição sismica 3D, que foi o maior levantamento 3D exploratorio do mundo, nesse levantamento, um navio que vai passando na superficie do mar e emitindo ondas e essas ondas vão até o subsolo e são refletidas para superficie captadas por sensores na superfici, pode ser comparado há um ultrason de subsolo.
As imagens que