Desafios do pré sal
Krishna Fonseca Oliveira
Airton Maciel
DESCRIÇÃO DO CASO
O presente case visa discorrer acerca dos desafios do pré sal, tal como desafios e as técnicas utilizadas atualmente para conseguir produzir o petróleo, assim como analizar acerca da exploração e produção atreladas as tecnologias, conhecimentos, experiências e soluções desenvolvidas em conjunto com os parceiros, as indústrias e a comunidade acadêmica a fim de minimizer os riscos inerentes, a prevenção contra desastres ambientais.
O pré-sal é a maior reserva de petróleo descoberta nos últimos dez anos, no planeta, e localiza-se no Brasil. Mais precisamente a trezentos quilômetros da costa brasileira em alto mar. São muitos os desafios quanto a sua exploração, desde as pesquisas para a extração a logística.
Conforme explica Thomas (2004), o Petróleo se classifica de acordo com o Grau API, (American Petroleum Institute) utilizado para medir a densidade relativa de óleos e seus derivados. Quanto maior a densidade 16 medida do óleo em questão, menor é o grau API, dividindo-o, assim, em petróleo leve, médio, pesado e extrapesado, que possuem as seguintes características: Petróleo leve: possui ºAPI maior que 30; constituído basicamente por alcanos, e uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos; (THOMAS, 2004).
Petróleo médio: possui ºAPI de 22 a 30; além de alcanos, contém de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos; (THOMAS, 2004).
Petróleo pesado: possui ºAPI menor que 22; formado só de hidrocar5bonetos aromáticos; (THOMAS, 2004).
Petróleo extrapesado: possui ºAPI menor que 10; constituídos de hidrocarbonetos de cadeia longa (superior ao pentano). (THOMAS, 2004)
QUESTÕES PARA ANÁLISE
Quais são os desafios e as técnicas utilizadas atualmente para conseguir produzir o petróleo no Pré-Sal? Qual é o perfil de pressão e temperatura desde a superfície da água até o reservatório de petróleo na região do pré-sal (mostrar graficamente)? Como a viscosidade do petróleo