Resistores
Resistores são componentes que tem a finalidade de oferecer uma oposição à passagem da corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de “Resistência Elétrica”, que possui como unidade o OHM (), onde encontramos como múltiplos mais usuais:
Kilo OHM – (K) —–1K = 10³ (10 elevado a 3)
Mega OHM – (M) —– 1M = 106 (10 elevado a 6)
Classificamos os resistores em dois tipos: fixos e variáveis.
Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado, enquanto os resistores variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel.
Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros:
- o valor nominal da resistência elétrica;
- a tolerância (a máxima variação em porcentagem do valor nominal);
- a máxima potência elétrica dissipada.
Tipos de Resistores
Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas.
Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas são utilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados.
Na imagem abaixo se encontram ilustrados três tipos de resistores mais utilizados em circuitos eletrônicos:
Resistores de Carvão: São os mais antigos e geralmente mais baratos. Neles, os grãos de carvão são misturados com um material de preenchimento e inseridos em um envoltório tubular. Nos primeiros resistores, o carvão era misturado com borracha vulcanizada, contudo, hoje se utiliza um preenchimento cerâmico. O valor da resistência é determinado pela quantidade de carvão adicionada à mistura. Possuem uma faixa de tolerância maior (10% a 20%), ou seja, seu valor não pode ser determinado com muita precisão. São mais apropriados para aplicações que envolvem grandes picos de tensão, em relação a outros tipos de resistores.
Resistores