Resistores
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO
ENGENHARIA MECATRÔNICA
DISCIPLINA: CIRCUITOS ELÉTRICOS
EXPERIÊNCIA No2–ASSOCIACÃO DE RESISTORES
ALUNO ( S ) : Mauricio Felippe 268071533 Rafael Recchia 415111005 Jorge Douglas 268071507 Wellington Geraldini 268071528
PROF. ANTONIO MORAES
PIRACICABA, MARÇO DE 2012
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
1 - OBJETIVO
Essa prática tem como objetivo o estudo das correntes e diferenças de potencial em duas associações de resistores, uma em série e a outra em paralelo.
2 - INTRODUÇÃO
Segundo Young e Freedman um circuito elétrico fornece, basicamente um caminho para transferir energia de um local para outro. À medida que as partículas carregadas fluem através do circuito a energia potencial elétrica é transferida de uma fonte até um dispositivo no qual essa energia é armazenada ou então convertida em outras formas de energia. Do Ponto de vista tecnológico, os circuitos elétricos são úteis porque permitem que a energia seja transportada sem partes móveis. Os circuitos elétricos desempenham um papel crucial em uma variedade de aparelhos eletroeletrônicos e sistemas de distribuição de energia elétrica.
O que é resistor?
Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica, sendo elementos de circuito que consomem esta energia, convertendo-a integralmente em energia térmica. É o caso, por exemplo, de um fio metálico. À medida que os elétrons passam pelo fio, as colisões entre os elétrons e os átomos do metal, fazem aumentar a agitação térmica dos átomos. Os resistores têm como função atenuar a corrente elétrica. É costume representá-los nos circuitos pelos seguintes símbolos gráficos:
Ainda segundo Young e Freedman um resistor é um elemento que possui um dado valor de resistência em suas extremidades e podem ser associados de diferentes formas obedecendo às leis de Kirchhoff.
Associação de Resistores
A associação de resistores é muito comum em