O emprego da tecnologia educacional na melhoria do processo ensino-aprendizagem
A tecnologia da educação é utilizada desde início da educação, desde pedra-ardósia que se uttilizava antigamente até o giz e a lousa que são as ferramentas mais tradicionais. A educação utiliza vários meios formais e informais, como os livros, a televisão, a internet, os softwares e outros.
A educação sempre apresentou alguns desafios, para isso utiliza concepções tecnistas para gerar a aprendizagem através das tecnologias educacionais.
Na década de 70, a tecnologia educacional passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico, como a utilização de computadores e softwares.
O uso da informática na educação no Brasil começou a ser pensando na década de 80, que resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia a disseminação da informática na sociedade, até mesmo pelo o próprio contexto em que o país se encontrava.
Na década de 90 foi o auge da busca de novas concepções sobre o uso da tecnologia educacional (computadores) na educação.
A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. O principal objetivo da tecnologia na educação é auxiliar o processo ensino-aprendizagem. As tecnologias modernas visam às técnicas e a adequação dos recursos, a necessidade e realidade dos docentes frente ao processo de aprendizagem. Também envolve os docente, a instituição de ensino e a própria cultura da educação.
A tecnologias educacionais estão em constante transformação, não se limitando apenas ao uso técnico de recursos tecnológicos para repensar as formar e metodologia adequada ao contexto social.
A tecnologia é considera atualmente como elementos estruturantes de um outro modo de pensar a educação, mediada pela Tecnologia e esta submetida aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de expressar a diversidade cultura e à realidade em que cada escola se insere, a diferentes metodologias usando recursos tecnológicos.