Crianças invisíveis e seus trabalhos infantis
"Crianças invisíveis e seus trabalhos infantis:”
Senhor do Bonfim
2012
"Crianças invisíveis e seus trabalhos infantis:”
Atividade individual, apresentada como forma
de
Interdisciplinar
do
Assistência semestre. Senhor do Bonfim
2012
Social
Avaliação curso de
no
3º
"Crianças invisíveis e seus trabalhos infantis:”
RESUMO
Esse trabalho visa acima de tudo ajudar entender qual é o verda deiro significado do trabalho infantil e qual a sua realidade no contexto histórico e social junto ao profissional da Assistência social e as diversas esferas da sociedade e seus profissionais. Ajuda a abordar também o trabalho infantil , seu histórico e como esse problema social está sendo abordado pelas esferas administrativas através de políticas públicas, e quais são as formas mais aceitáveis dessa erradicação.
Em um contexto mais amplo, mostrará quais são as políticas públicas mais aceitáveis empregadas pelos níveis administrativos e sua parceria com a sociedade civil organizada. Esse trabalho busca mostrar também, que somente os programas sociais não bastam, fazendo -se necessário também um investimento maior na criação de cooperativas, de informação.
Essa atividade ajudará a entender que não somente o “injetar” de recursos é o suficiente e sim uma união de todos para que essa erradicação seja conseguida e em especial um investimento em qualidade do capital humano, para que os cidadãos se tornem mais conscientes dos direitos que possuem, e conseqüentemente participem mais da Administração Pública, e da política tornando-a mais transparente, eficaz e eficiente.
1 INTRODUÇÃO
Entende-se por trabalho infantil toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme determinado pela legislação de cada país. No Brasil, a Constituição
Federal de 1988.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988