Projeto técnico científico: crianças invisíveis, trabalho infantil
ETEC DE HORTOLÂNDIA
Ana Alice Alves Pires
Cintia Nayara Rodrigues de Sousa
Paloma Andreza Peixoto de Oliveira
Crianças Invisíveis:
Trabalho Infantil
Hortolândia
2012
Ana Alice Alves Pires
Cintia Nayara Rodrigues de Sousa
Paloma Andreza Peixoto de Oliveira
Crianças Invisíveis:
Trabalho Infantil
Relatório apresentado ao Centro Paula Souza, ETEC de Hortolândia, referente ao PTC: Projeto Técnico Científico Crianças Invisíveis: Trabalho Infantil desenvolvido no 3º ano B do ensino médio. Orientadores: Profa. Francielle Pedroni e Profa. Marlí Gonçalves
Hortolândia
2012
Dedicatória
Dedicamos este trabalho primeiramente a nossa equipe, queridos companheiros de classe, professores, especialmente a nossa professora orientadora Marlí Gonçalves e as pessoas que vão compartilhar as reflexões proporcionadas por meio deste projeto.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus que nos capacitou, aos nossos familiares pelo apoio emocional, a nossa professora orientadora Marlí Gonçalves que nos ajudou e nos orientou com nossas dúvidas, se disponibilizando em todo momento.
Não poderíamos deixar de citar o professor André Vilarinho que nos apresentou o vídeo documentário e nos inspirou ao tema. E ao professor João Aguiar Araújo, que através dos seus pensamentos e discussões nos mostrou a direção a ser seguida.
Ao nosso excepcional professor e advogado Rogério dos Passos, por compartilhar seus conhecimentos e experiências na área, e nesse mesmo sentido, ao diretor e coordenador Clóvis do abrigo Meninos de Rua, por nos conceder a entrevista, com sua experiência de vinte anos trabalhando no resgate de crianças, tornando-as aptas para a vida.
“Porque o que faz a criança é o ambiente de casa, pai, mãe, nenhuma responsabilidade (...). E tiveram sempre que cuidar de si mesmos, foram sempre os responsáveis por si. Tinham sido sempre iguais á homens (...)”
Capitães