Pedagogia
A ROTINA NAS PEDAGOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: dos binarismos à complexidade
Maria Carmen Silveira Barbosa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca das rotinas na educação infantil demonstrando a sua importância como uma das categorias centrais das pedagogias da Educação Infantil. Sua elaboração foi realizada a partir da revisão bibliográfica de propostas pedagógicas e também através de trabalho de campo em creches e pré-escolas. A discussão central procura deslocar as discussões sobre a rotina de uma concepção antinômica - positividade ou negatividade- para a sua compreensão na complexa rede das práticas educacionais. Palavras - Chave: pedagogias da Educação Infantil, rotinas, instituições de Educação Infantil.
Abstract
This paper presents a discussion about routines in Early Childhood Education pedagogies. This article was elaborated through bibliographic revision of Early Childhood Education pedagogies and empirical work in nurseries and preschools. The main argument of the article is to replace a discussion of routine that emphasizes an antinomic conception – positivity or negativity – for an understanding of routine within the complex network of educational practices. Key-Words: pedagogies of Early Childhood Education, routines, Early Childhood Education institutions.
ISSN 1645-1384 (online) www.curriculosemfronteiras.org
56
A rotina nas Pedagogias da Educação Infantil
Os séculos XIX e XX estabeleceram um corpo de saberes e fazeres que possibilitaram tanto a construção social do conceito de infância como a constituição de instituições de educação infantil e de pedagogias para educá-la e cuidá-la. A categoria rotina emerge como o núcleo central em que operam essas pedagogias. É possível afirmar que os grandes temas em torno do quais se sustentam os discursos políticos e técnicos sobre as pedagogias da educação infantil podem