Enfoque para erradicação do trabalho infantil
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 CAPITULO 1 - TRABALHO INFANTIL NO BRASIL 5
2.1.1 CAPITULO 2 - UMA QUESTÃO CULTURAL 5
2.1.1.1 CAPITULO 3 - UM DESAFIO SOCIAL E POLÍTICO 6
2.1.1.1.1 CAPITULO 4 - COMPORTAMENTO EDITORIAL 6
2.1.1.1.1.1 CAPITULO 5 - O QUE AS MENINAS ACHAM DA IMPRENSA 7
3 IMAGEM DE APOIO AO TEMA 8
3.1 UM PROBLEMA BRASILEIRO 8
4 EXEMPLO GRÁFICO 9
4.1.1 NUMERO DE TRABALHADORES ENTRE 5 E 17 ANOS 9
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11 INTRODUÇÃO
O livro "Crianças Invisíveis" aborda a questão do Trabalho Infantil no Brasil, especialmente o Trabalho Infantil Doméstico, e a forma como ele vem sendo tratado pela mídia. Baseado em 652 matérias sobre o assunto publicadas em 62 jornais e em três revistas de todas as regiões do país, em 2002, especialistas reunidos pela ANDI fizeram uma análise detalhada sobre a cobertura do Trabalho Infantil e do Trabalho Infantil Doméstico que é apresentada ao longo da publicação.
O capítulo 1 é dedicado ao Trabalho Infantil em geral. O texto aborda aspectos históricos e legais, causas, conseqüências e eventuais soluções. Mostra a evolução da sociedade e da mídia no reconhecimento e enfrentamento desse tema. Os demais abordam o Trabalho Infantil Doméstico sob os mais variados prismas, destacando o envolvimento da imprensa, da sociedade civil, de organizações governamentais e não-governamentais com o problema.
Apesar de presente em todos os indicadores de exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes, o Trabalho Infantil Doméstico pouco a pouco sendo integrado como uma prioridade no âmbito das políticas públicas. Além disso, há poucos estudos sobre o tema e mesmo o marco legal para o seu enfrentamento ainda não está totalmente definido. Pontos que também são destacados no livro.
Ausente da