trabalho multidisciplinar
Introdução 04
Capitulo I
A importância das novas tecnologias no processo de formação de professores
Vivemos em uma sociedade em constante transformação, onde a busca pela informação é cada vez mais acentuada. O computador, aliado a internet, possui destaque como instrumento pedagógico, por ser um meio de comunicação e de disseminação de conhecimento mais crescente na sociedade. Segundo Linard (1990 p. 86):
O papel do computador como mediador, interfere de forma complexa e ambivalente em nossos processos mentais por apresentar características ao mesmo tempo semelhantes e diferentes das nossas: transformação da representação e do raciocínio em objetos manipuláveis através do seu poder em registrá-los numa memória ilimitada e inalterada; rapidez de execução dos comandos e efeitos recursivos, ou seja, a volta sistemática da informação sobre si mesma. Tudo isso produz formas de interatividade e ritmos novos, que levam os efeitos diversos, positivos e negativos, não só no plano cognitivo da aprendizagem, como também no plano psico-afetivo e social. (LINARD, 1990, p.86)
Em meio à era da informação, onde a tecnologia esta cada vez mais inserida no cotidiano, ainda é comum o uso de termos como “exclusão digital” e “analfabetismo digital”, que são referentes aos indivíduos que estão à margem das tecnologias da informação e comunicação – TICs. Dessa forma, as pessoas que não sabem manusear as tecnologias, podem ser rotuladas de analfabetos, por não conseguirem se adaptar ao novo paradigma social. Tendo em vista, esta realidade um dos grandes desafios da educação é aliar à tecnologia a prática educacional. Segundo Pablo Pond (1994) “a tecnologia educacional, é uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar todo o processo de aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos humanos e matérias para conseguir uma aprendizagem mais efetiva.
Muitas escolas se