Paper sobre educação a distancia e inclusão digital
Autor:
Fabio Santos da Silva
Tutor externo:
Albertony Santos Assis
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Administração (ADG0645) – Seminário Interdisciplinar I
08/06/15
RESUMO
Este artigo tem o intuito de analisar e fomentar a discussão sobre o processo de inclusão digital no Brasil na contemporaneidade e como o uso dessas novas tecnologias de interação e de acesso a informação interagem com a modalidade de ensino Educação a Distância (EAD). A partir dessa análise, pretendemos refletir acerca dos benefícios propiciados pela inclusão digital, sobre como a tecnologia contribuiu para a difusão do ensino a distância no país e apontar alguns dos resultados visíveis na sociedade, frutos da parceria inclusão digital e Educação a Distância.
Sendo a Educação a Distância o ponto central deste estudo, tendo como suporte para o seu desenvolvimento o “momento” de inclusão digital que vivemos, abordaremos tópicos relacionados ao seu histórico no país, passando pelo seu desenvolvimento e pela atual fase de expansão e o seu crescimento dentro do ensino superior.
Palavras-chaves: Educação a Distância, Inclusão Digital e Tecnologia.
1 INTRODUÇÃO
Vivemos na era digital, no tempo da informação, onde tudo e todos se conectam. Exemplo disso é que nos últimos 14 anos observamos e vivemos uma transformação interessante, na qual as coisas passaram a acontecer numa velocidade espantosa. Praticamente não há nada escondido. As informações chegam em tempo real, tudo o que fazemos é monitorado, filmado. Porém, nem todos estão em sincronia com essas mudanças, muitas pessoas, talvez pelas dificuldades encontradas no dia a dia, não participam de maneira ativa desse mundo digital. Muitas, se quer, sabem definir o que viria a ser isso. Infelizmente, a questão da educação ainda é um grave problema em nosso país.
Tendo esse problema como ponto de partida, vamos analisar o panorama atual da inclusão