Metodologia
Mesmo fora do contexto acadêmico, a metodologia é fundamental para a reprodução do aprendizado, das experiências.
Dentre as práticas mais comuns de associação entre método (modo programado de fazer algo) e metodologia (revisão, avaliação e correção), podem ser exemplificados processos de auditoria e certificação ou atribuição de selos de qualidade às empresas.
Pode-se dizer que conhecer é ter noção de algo e começa pela informação sobre determinado assunto ou situação. Pode-se dizer também que o conhecimento inicia-se pelo vivenciar, por ter curiosidade (DASTON, 2003). Parte de uma curiosidade, de uma dúvida para ir além do que se sabe, do que se está vendo ou daquilo com o que se está tomando contato. Trata-se de desvendar, decifrar, decodificar.
O conhecimento começa a ser obtido a partir de leitura, de convivência, de contato ou de forma mais simples, a partir de uma conversa. A observação, os sentidos, o raciocínio, a tradição e, por que não dizer, a família também são fontes de conhecimento. Leitura, uma das principais fontes de conhecimento. Permite conhecer diversos assuntos, ter contato com diferentes linguagens. Livros, revistas, jornais, pôsteres, fôlderes, qualquer tipo de mídia impressa e não impressa permite acesso a miríades de informações inimagináveis.
Convívio, excelente fonte de informação. Convívio familiar, afetivo, nas relações de trabalho, nos bancos escolares, nos bate-papos informais com amigos. Todas essas opções podem ser consideradas fontes