Trabalho Sobre Dualidade Onda Particula
A luz se comporta ora como onda, ora como partícula. Radiações eletromagnéticas são compostas necessariamente de pequenas porções de matéria.
Raios X: é uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. Propagam-se em linha reta, mas em contraste com a luz, penetram mais através da matéria. A produção de raios X se deve principalmente devido à transições de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas energéticas carregadas.
Combinando as equações de Planck e de Einstein (E = h.ν = m.c²), chegou-se a conclusão de que "tudo o que é dotado de energia vibra, e há uma onda associada a qualquer coisa que tenha massa".
Os raios X foram descobertos no dia 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen. A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o conjunto foi envolvido por uma caixa com um filme negro no seu interior e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário. Röentgen percebeu que quando fornecia energia cinética aos elétrons do tudo, esses imitiam uma radiação que marcava a chapa fotográfica. Intrigado, resolveu colocar entre o tubo de raios catódicos e o papel fotográfico alguns corpos opacos à luz visível. Desta forma, observou que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a chegada desta estranha radiação até a placa de platinocianeto de bário. Isto indicava que a radiação possuía um alto poder de penetração.
Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röentgen pediu a sua esposa que posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico. O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Essa foi a primeira radiografia, nome dado pelo cientista a sua descoberta.
Primeira radiografia:
Microondas: