Dutovias
São tubulações desenvolvidas e construídas pelas normas internacionais de segurança, eles transportam gases, líquidos e mistura semifluidas por longas distancias. Toda dutovia deve ser constituída de três elementos essências: os terminais com equipamento de propulsões dos produtos ,os tubos de juntas de união deste elementos.
O transporte de cargas neste modal ocorre no interior de uma linha de tubos ou dutos e o movimento dos produtos se dá por pressão ou arraste destes por meio de um elemento transportador.
É um dos modais mais controvertidos por estar nos dois extremos em relação a custo e de uso limitado; porém, no Brasil, ainda não muito usado, mas com possibilidade de melhorarem os investimentos para esse tipo de modal. Segundo Bowersox, (200l, p. 202)
A natureza de uma dutovia é singular, se comparada a todos os outros tipos de transporte. Os dutos operam 24 horas, sete dias por semana, com restrições de funcionamento apenas durante a mudança do produto transportado e manutenção. Ao contrário dos outros modais, não existe nenhum “contêiner” ou veículo vazio de retorno. Os dutos apresentam o maior custo fixo e o menor custo variável entre todos os tipos de transporte.
... Como os dutos não necessitam de obra intensiva, o custo operacional variável é extremamente baixo após a construção.
Dutos (http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm)
Vantagens:
Por ser a dutovia a própria unidade de carregamento, não há necessidade de se usar embalagens de transporte; Não existe o problema da viagem de retorno para equacionar, bem como o processo não sofre influencia do congestionamento ou dificuldades físicas a transpor, como por exemplo, longas zonas áridas ou congeladas;
É um meio de transporte que demanda pouca mão-de-obra;
Em geral a segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo assim indicada para o transporte de produtos perigosos como etileno ou GLP.
Baixo custo de operação;