dutovias
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
SISTEMA DUTOVIÁRIO – FRONTEIRAS QUE VISAM COMPETITIVIDADE NO SETOR INDUSTRIAL BRASILEIRO
Ianaê Correia Salgado Jerônimo
Maiara Rosa da Silva
SOROCABA
2014
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Projeto Interdisciplinar apresentado à Coordenadoria de Logística da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba “José Crespo Gonzáles”, como exigência para obtenção de nota parcial na conclusão do 1º semestre do curso de Tecnologia em Logística na matéria PIN, ministrada pela Professora Me. Edmeia Soares Pinto Scatola.
Ianaê Correia Salgado Jerônimo
Maiara Rosa da Silva
SOROCABA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios de sua existência, o homem tem a necessidade de se deslocar. Primeiramente utilizava a sua própria força e posteriormente a de animais no uso de veículos com esse tipo de tração.
No século XVIII foi inventada a máquina a vapor, a qual propiciou o aparecimento dos primeiros meios mecânicos de transporte: o marítimo e o ferroviário. Durante a Revolução Industrial a ferrovia cresceu, transformando-se no modo de transporte mais rápido e com maior capacidade de deslocar grandes volumes, ocasionando o surgimento da rede ferroviária europeia que interligava os países.
No início do século XX surgiram os motores de explosão, que foi criando a era do automóvel. Vinte anos mais tarde apareceu o transporte aéreo, que teve sua notabilidade após a Primeira Guerra Mundial, e hoje é considerado o transporte mais rápido e moderno.
Os dutos tiveram sua primeira utilização são para a distribuição de água, já como transporte de mercadorias teve seu início em 1859, com o descobrimento do petróleo. Modais de transporte
Modal é um método de transporte que faz parte das operações