dutovias
O transporte dutoviário consiste no carregamento de gases, líquidos, grãos e minérios por meio de sistema de dutos (tubos preparados para a movimentação deste tipo de carga), que desloca de um ponto a outro.
Segundo Ballou (2006), a movimentação dos produtos via dutos é muito lenta, não passando de 6,4 km/h, aproximadamente. Em compensação, ela é do tipo 24 horas/dia, sete dias por semana, o que torna a velocidade efetiva bem maior quando comparada com a de outros modais.
Este tipo de transporte está sendo considerado um dos métodos mais econômicos no que se refere ao transporte de grandes volumes como petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol), mais ainda quando comparado aos outros modais de transporte – rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário.
2.1 Classificação dos dutos
Duto subterrâneo Dutos subterrâneos são os mais seguros em caso de vazamentos e rupturas, uma vez que a terra que envolve a tubulação serve de proteção, amortecendo os impactos da pressão causada pelo incidente. O fato de se encontrarem embaixo da terra (MELHORAR)
Duto aparente
Duto submarino
Duto aéreo
2.2 Tipos de transporte dos dutos
Oleoduto
Os oleodutos trabalham o transporte de petróleo e derivados. Este consegue fazer toda a movimentação utilizando um sistema de pressão. Uma das grandes vantagens dos oleodutos é a diminuição dos custos – a médias e longas distâncias – bem como a diminuição da poluição e riscos de acidentes.
Os oleodutos se tornaram uma maneira mais segura de transportar o petróleo. Os tubos de aço transferem o petróleo dos campos petrolíferos para um local de armazenamento, processamento ou a um terminal de . transporte
Mineroduto
Gasoduto
Adutora
Duto capsulado