dutovias
O transporte de cargas neste modal ocorre no interior de uma linha de tubos ou dutos e o movimento dos produtos se dá por pressão ou arraste destes por meio de um elemento transportador.
É um dos modais mais controvertidos por estar nos dois extremos em relação a custo e de uso limitado; porém, no Brasil, ainda não muito usado, mas com possibilidade de melhorarem os investimentos para esse tipo de modal.
Dutos (http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm)
Vantagens:
Por ser a dutovia a própria unidade de carregamento, não há necessidade de se usar embalagens de transporte; Não existe o problema da viagem de retorno para equacionar, bem como o processo não sofre influencia do congestionamento ou dificuldades físicas a transpor, como por exemplo, longas zonas áridas ou congeladas;
É um meio de transporte que demanda pouca mão-de-obra;
Em geral a segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo assim indicada para o transporte de produtos perigosos como etileno ou GLP.
Baixo custo de operação;
Independência em relação às condições do tempo na sua operação;
Função de armazenagem em consequência do seu longo tempo total de trânsito.
Desvantagens:
Necessidade de grande investimento em capital; Inflexibilidade quanto à rota de distribuição. Uma vez fixados os dutos, sua posição não é fácil de alterar. Por este motivo, é adequado a produtos que mantenham sua demanda restrita a pontos fixos; Não é adequado ao transporte de mercadorias que estejam sujeitas a mudanças de padrão de carregamento; Seu uso só pode ser estendido a certos grupos de mercadorias dentro de