Durações Aleatórias
Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Administração da Produção II
Prof. Pedro Augusto
Aluna: Samara Azevedo de Amorim
Durações Aleatórias
Fortaleza
2014
Durações Aleatórias
O PERT permite que sejam feitas 3 estimativas de tempo requeridos para a realização de cada atividade, por uma pessoa bem familiarizada com ela. Esses 3 tempos são usados para estimar o tempo necessário ao término do projeto.
Tempo Otimista: o menor tempo possível no qual a atividade pode ser executada. É o tempo necessário para completar o trabalho, caso tudo corra melhor do que se espera.
Tempo Mais Provável: estimativa de tempo mais exata possível. É a estimativa que seria usada se tudo correr satisfatoriamente
Tempo Pessimista: o máximo de tempo necessário à execução da atividade. É a estimativa de tempo que considera todos os fatores adversos, excluindo-se, todavia, uma catástrofe.
As estimativas, especificadas em dias, semanas ou meses, devem representar os dias do calendário, não só os dias úteis.
Uma vez concluídas as estimativas, elas não devem sofrer alterações a não ser que haja uma modificação dos objetivos ou dos recursos a serem utilizados.
a- cálculo do tempo otimista m - cálculo do tempo mais provável b - cálculo do tempo pessimista te - tempo médio que a atividade levaria, se fosse repetida muitas vezes
O te, para cada distribuição, como mostrado abaixo, é o valor da média estatística dos cálculos de 3 tempos. Em outras palavras o te é o tempo médio que a atividade consumiria, se fosse repetida muitas vezes.
# atividade a m b te
1
5
6
9
6.33
2
3
6
9
6
3
5
6
7
6
4
3
6
7
5.67
O valor de te é determinado pelas posições relativas de a, m e b. As posições relativas de a, m e b afetam o valor (ou posição) de te.