Administração de projetos
CAPÍTULO 8. ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
8.1. INTRODUÇÃO
O presente capítulo trata da programação e do controle de projetos. Os projetos são constituídos de conjuntos únicos de operações projetadas para atingir certos objetivos, dentro de um dado limite de tempo. Para muitos projetos, esse tempo envolvido é longo e os custos associados são significativamente altos; existem, por vezes, centenas e até milhares de atividades que devem ser planejadas e coordenadas para que o projeto esteja terminado dentro do prazo, do custo e dos padrões de qualidade especificados.
Duas das mais conhecidas técnicas para planejar e coordenar projetos em grande escala são o PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o CPM (Critical Path Method). São técnicas especialmente úteis em situações onde os gerentes têm responsabilidades pelo planejamento, programação e controle de grandes projetos, contendo muitas atividades levadas a cabo por diferentes pessoas, de diferentes habilidades.
8.2 REPRESENTAÇÃO DE UM PROJETO
Um projeto é constituído por um conjunto de atividades independentes, mas logicamente ligadas, e pode ser representado por meio de uma rede representada pelo que se conhece como Diagrama de Redes.
No Diagrama de Redes, cada atividade possui um inicio e um fim, que são pontos no tempo. Esses pontos no tempo são conhecidos como eventos. As atividades são representadas por setas e os eventos – ponto inicial e final – por círculos (chamados de nós). A seta aponta para o círculo que representa o evento final, para dar a idéia de progressão no tempo. As atividades são representadas por números ou letras e os círculos são numerados, em ordem crescente, da esquerda para a direita.
B
EXEMPLO: Diagrama de Rede de um Projeto
A
C
A
4
2
1 D
5
E
3
F
Figura 8.1 Modelo de Diagrama de Rede
Na figura 8.1, verifica-se que não há atividades que precedam A e E que podem ser executadas