Anatomia
Sobre esta denominação objetivamos enfocar alguns conceitos básicos dentro da “Ciência Anatomia” e que com certeza muito irão contribuir para o um bom entendimento dentro daquilo que este capítulo propõe.
A) ANATOMIA – Ramo da Biologia que estuda privativamente, os fenômenos estáticos de arquitetura e da estrutura, dos seres organizados utilizando-se das propriedades características da substância organizada como por exemplo físico-químicas, mecânicas, fisiológicas e embriológicas etc. no tanto é necessário que se conhecimentos da definição dos termo para melhor compreensão : “arquitetura” palavra que deriva do grego = a Arché (príncipio, norma) e Tectaimô (eu conformo, eu construo), designa anatomicamente o modelo segundo o qual as substâncias se apresentam na organização do ser organizado, como um todo ou simplesmente em um dos seus segmentos. “ Estrutura ” derivada do latim = Struo, Structum, Struere (arranjar, combinar), denota o modo como os elementos figurados e amorfos se combinam na formação dos tecidos, e no arranjo destes para a construção dos órgãos, na combinação destes para formar os sistemas e, a relação entre estes para a organização do corpo. Várias são as definições designadas para conceituar “Anatomia”, entretanto todo conjunto de conhecimentos que são atribuídos a anatomia provem diretamente do termo: ‘Dissecação”, palavra de origem grega (ana – tomné = cortar, separar sem destruir), representa o método clássico de pesquisa instituído por Herophilo, na Escola de Alexandria primeira Escola de Anatomia.
B) DIVISÃO DA ANATOMIA – A divisão convencional da anatomia em vários ramos deve ser compreendida como puramente didática, pois , embora ocorra variação na organização dos seres vivos, não se pode esquecer que ela é uma só, não variando essencialmente os seus preceitos, sendo igualmente da mesma natureza os ensinamentos que deles podem resultar, qualquer organismo que seja