TRABALHO ITQ
PESQUISA SOBRE A SITUAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DA PALESTINA NOS TEMPOS DE JESUS E NOS DIAS ATUAIS
PASTORAL URBANA
Evanildo de Jesus Santos
Simone Nunes Siqueira
BRASÍLIA
2014
ITQ - INSTITUTI TEOLÓGICO QUADRANGULAR
PALESTINA NOS TEMPOS DE JESUS Por Evanildo de Jesus Santos
PALESTINA NOS DIAS ATUAIS
Por Simone Nunes Siqueira
BRASÍLIA
2014
Pesquisa sobre a Situação social e Política da Palestina nos tempos de Jesus e nos dias atuais
Introdução
Palestina é o nome do território situado entre o Mediterrâneo a oeste, o rio Jordão e o Mar Morto a este, a chamada Escada de Tiro a norte (Ras en-Naqura/Roch ha-Niqra, fronteira com o Líbano) e o Wadi el-Ariche a sul (fronteira com o Sinai, tradicionalmente egípcio). Com 27.000 Km2, a Palestina é formada, de um modo geral, por uma planície costeira, uma faixa de colinas e uma cadeia de baixas montanhas cuja vertente oriental é mais ou menos desértica.
A Palestina foi habitada desde os tempos pré-históricos mais remotos. A sua história esteve geralmente ligada à história da Fenícia, da Síria e da Transjordânia, limítrofes. Talvez por causa da sua situação geográfica – faz parte do corredor entre a África e a Ásia e ao mesmo tempo fica às portas da Europa – a Palestina nunca foi sede de um poder que se estendesse para além das suas fronteiras. Pelo contrário, esteve quase sempre submetida a poderes estrangeiros, sediados na África, na Ásia ou na Europa. Em regra geral, foi só sob as potências estrangeiras que ela teve alguma unidade política.
A Palestina no Tempo de Jesus
Na época de Jesus a Palestina era uma província Romano. No ano de 64 a.C. esta região foi conquista por Pompeu, general Romano, que aproveitando o enfraquecimento do Império Grego, inflige uma derrota a Medeidates Eupata, rei do Ponto (Ásia Menor) criando a Província da Síria e anexando-a ao Império Romano.