ITQ TRABALHO DE CIDADANIA
Trabalho cidadania ALUNO: IVANIR NATAL LEITE MORAIS
1. Introdução:
Neste capitulo estudaremos a relação entre os atos de Deus e os eventos políticos narrados no Antigo Testamento desde a criação,até o período inter testamentário. Nosso propósito será identificar a ação política de Deus na relação do poder, mando e obediência com as instituições legais existentes tanto nas esferas espirituais, como na esfera física.
De forma concisa podemos listar alguns exemplos em que poder e religião caminharam com os laços estreitados no decurso da história:
. o duplo oficio de Melquesedeque. Este era Rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo.
. a disposição de faraó em sujeitar-se a um estado de dependência em relação a orientação dada por José em face a relação de Deus e sua subseqüente ascenção, de prisioneiro a governador do Egito.
. o enfrentamento entre Moisés e faraó marcado por eventos miraculosos.
. a extensa pauta de assuntos rituais e legais tratados por Deus com Moisés no Sinai, dando assim, base a todo sistema constitucional de Israel como nação independente.
Estes são exemplos o interrese de Deus em interferir diretamente ou por intermédio de seu povo na política secular como meio de alcançar seus designos eternos. No intuito de refletir mais sobre este assunto organizamos este capitulo destacando aspectos importantes desde a criação até o período inter testamentário..
A CONSOLIDAÇÃO DE UM ESTADO (DOS JUIZES Á MONARQUIA)
1 O TEMPO DOS JUIZES Estabelecidos em territórios conquistados, Israel se desorganiza politicamente. No capitulo 24 de Josué, somos notificados de que as tribos de Israel se reuniram sob convocação de Josué para oselamento de um pacto que consolidou a unidade nacional. De acordo com o texto, é possível ter a idéia de um sistema político formado por lideres, concelheiro, juízes e oficiais.