Amebíase
A amebíase é doença de distribuição ubiquitária, causada por uma das amebas que parasitam frequentemente o homem: a Entamoeba histolytica, importante problema de saúde pública que leva ao óbito anualmente cerca de 100.000 pessoas, constituindo a segunda causa de mortes por parasitoses. Apesar da alta mortalidade, muitos casos de infecções assintomáticas são registrados. No início do século XX, estimava-se que cerca de 12% da população mundial portavam o parasito em seu trato intestinal, mas destes, somente 10% apresentavam sintomas da doença, Este elevado número de assintomáticos fez Brumpt, em 1925, sugerir a existência de outra espécie de ameba, E. dispar. Em 1977, a OMS assume a E. dispar como espécie infectando o homem. Esta nova espécie seria a responsável pela maioria das infecções assintomáticas atribuídas à E. histolytica.
DEFINIÇÃO
A amebíase é uma infecção sintomática ou assintomática causada pela Entamoeba histolytica, um protozoário pertencente ao filo Sarcomastigophora, à classe Sarcodina, à ordem Amoebida e à família Entamoebibae, A E. histolytica se locomove e obtém alimentos com o auxílio de pseudópolis do tipo lobópodes, vive na luz do intestino grosso do hospedeiro, mas pode originar a forma invasiva da doença, ao penetrar a submucosa e alcançar órgãos como fígado, pulmões, cérebro.
Em cerca de 90% dos casos, a E.histolytica vive como comensal na luz do intestino do hospedeiro, o que resulta no quadro de infecção assintomática, prevalente na maioria dos casos. Atualmente os pesquisadores distinguem duas espécies consideradas morfologicamente idênticas, mas geneticamente distintas: a Entamoeba histolytica, invasiva e patogênica e Entamoeba díspar, não patogênica, responsável principalmente pelas infecções assintomáticas.
Além dessas, outras espécies de ameba podem colonizar o intestino grosso do homem e nele viver em condições comensais, como a Entamoeba coli, Endolimax nana, Entamoeba hartmanni e Diantamoeba fragiles. Somente