trevas
Trevas foi considerado o melhor RPG nacional de todos os tempos pela revista especializada Dragão Brasil. A segunda edição foi publicada em Abril de 19992 , e vendeu mais de 700 cópias na primeira semana de vendas3 .
Após quase dez anos desde sua primeira versão em fanzine, a Daemon Editora anunciou, em dezembro de 2001nota 2 , a terceira edição do jogo. Esta edição marcou também o início de um projeto ambicioso: liberar as regras do Sistema Daemon para uso dos jogadores e mestres em seus próprios universos de jogo. Para tanto a editora disponibilizou, logo após a publicação da 3ª ed., isto é, em Janeiro de 2002, um arquivo PDF gratuito intitulado Sistema Daemon v1.01, o qual continha as regras do que chamou de "Sistema Básico". Contendo as regras básicas do jogo para uso livre4 .
Em 2004 foi lançada a terceira edição revisada, também chamada de 3.55 . À publicação desta edição também seguiu-se a disponibilização do Sistema Básico em PDF. Ainda chamado de Sistema Daemon v1.01, mas com as mesmas regras, apenas mudando detalhes visuais6 .Temática
Trevas é um RPG de horror que se passa na época moderna. Seguindo a linha sombria dos demais jogos da Editora Daemon, como Anjos: A Cidade de Prata ou Demônios: A Divina Comédia, Trevas apresenta uma temática voltada ao ocultismo, com pendor esotérico-underground, em um universo fictício onde seres sobrenaturais habitantes de outros planos secretamente manipulam os humanos como peças em um jogo de xadrez eterno que representa a batalha entre o Céu e o Inferno7 .
Regras
Trevas utiliza o Sistema Daemon, que tem como principal forma de determinar o sucesso das ações dos personagens uma rolagem percentual: deve-se obter numa rolagem de dados um número de 1 a 100 menor ou igual ao valor da