Como melhorar os métodos de ensino, para que os professores ensinem menos e os alunos aprendam mais.
Nos dias de hoje sabemos da dificuldade que os professores têm para dar aula, devido a muitos fatores, mas também temos convicção de que muitos não estão preparados, pois nos dias atuais está cada vez mais difícil controlar os ânimos dos jovens.
Alguns fatores que podemos citar referente a este assunto são:
- A não interação dos alunos com as aulas, pois a tecnologia fez com que praticamente quase todos os alunos tenham um celular, um tablet ou até mesmo um notebook, fazendo com que ao invés de prestarem atenção nas aulas, ficam recebendo e enviando mensagens, ouvindo música e até mesmo recebendo ligações, se usassem estas ferramentas com sabedoria, poderiam ir muito longe. Não são todos, mas aqueles que fazem isto, acabam atrapalhando os mais interessados em aprender. - O não comprometimento da maioria dos pais para com os filhos perante a escola, e também o ensinamento de bons modos. - A falta de opção para os jovens ingressarem mais cedo no mercado de trabalho, isto faz com que muitos abandonem as escolas e entrem no mundo do crime; e quando frequentam as escolas, vão lá para levar substancias tóxicas. - Os professores não tem mais autoridade em sala, como se tinha em outras épocas, ou seja, no século passado se tinha mais domínio da situação, hoje o que vemos muito são professores com muito medo da violência, alunos que fazem o que bem querem, e se o professor usar a autoridade que tem, é ameaçado e em alguns casos até espancado.
"Um indivíduo consegue hoje um diploma de curso superior sem nunca ter aprendido a comunicar-se, a resolver conflitos, a saber o que fazer com a raiva e outros sentimentos negativos" (Carl Rogers)
Com tudo isso, de forma alguma podemos perder as nossas esperanças, pois se desistirmos, será muito pior.
O professor é um facilitador, que procura ajudar a que cada um consiga avançar no processo de aprender. Mas tem os