Amebíase
Os sintomas são bem variáveis, indo desde diarreias agudas e com sangue, até dores abdominais mais fracas. Causa febre e sintomas diferentes, dependendo do órgão atingido. Alguns sintomas leves são:
Cólicas abdominais; Evacuação de 3 a 8 fezes semiformadas por dia; Evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional; Fadiga; Gases em excesso; Dor retal durante a evacuação; Perda de peso involuntária;
Sensibilidade abdominal; Evacuação de fezes líquidas , algumas vezes com sangue; Evacuação de 10 a 20 fezes por dia; Febre; Vômitos.
A transmissão é feita através de alimentos ou água contaminados com fezes. Essa contaminação é constante, quando dejetos humanos são usados como fertilizantes. Também pode ser transmitida de pessoa para pessoa, especialmente pelo contato com a boca ou área retal de uma pessoa infectada.
Embora o parasita possa estar no organismo sem desenvolver a doença , este período de incubação, se caracteriza pela manifestação de diarreias, e em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos. Os trofozoítos, por meio, de sucessivas divisões, podem dar origem a novos cistos, sendo liberadas pelas fezes e dando continuidade ao ciclo de infecções. Podem também invadir outros tecidos, via circulação sanguínea. Nessas regiões, alimentamse das hemácias ali presentes, provocando abcessos no fígado, pulmões ou cérebro.