Contabilidade
O Balanço de Pagamentos é o registro contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes de um país como os residentes dos demais países, ou seja, os registros de todas as exportações e importações do período, considerando os fretes, os seguros e os empréstimos obtidos no exterior relacionados a transações com mercadorias, serviços e capitais físicos e financeiros entre o país e o resto do mundo. Para contabilizar essas transações utiliza-se o método das partidas dobradas, nesse caso para as transações externas, não existe uma conta Caixa, usa-se uma conta especial denominada Haveres e Obrigações no Exterior (HOE), quando há ingresso de dinheiro na empresa debita-se na conta Caixa. Na contabilização do balanço de pagamentos, quando há ingresso de dinheiro debita-se na conta Haveres e Obrigações no Exterior (HOE), quando há saída de dinheiro credita-se na HOE.
Exemplos:
Exportações á vista:
C- Exportações
D- HOE
Fretes pagos:
C- HOE
D- Fretes
A conta Haveres e Obrigações no Exterior (HOE) apresenta três tipos de transações:
• Divisas (moedas estrangeiras); • Ouro monetário (no comércio internacional é aceito como pagamento); • Direitos especiais de saque (DES) - Uma espécie de “cheque especial” que os países têm no FMI, cujo limite varia inversamente com a renda per capita e a participação no comércio internacional.
As contas do balanço de pagamentos referem-se apenas ao fluxo em dado ano e não indicam o total de endividamento externo e de reservas intermediárias do país (que são estoques). Para saber a variação da dívida externa é calculado a diferença entre a entrada de empréstimos e financiamentos, e os pagamentos efetuados (amortizações e liquidação de atrasos comerciais). A variação das reservas internacionais, que são as divisas estrangeiras, ouro e DES que estão em poder do Banco Central ou depositados no FMI, é dada pela conta HOE.
O balanço de