Jules henri fayol
Introdução :
Jules Henry Fayol (Istambul, 29 de julho de 1841- Paris, 19 de novembro de 1925) foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor do livro Administração Industrial e Geral.
Jules Henry Fayol era filho de André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adelaide Saulé e teve três filhos , Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil ás idéias do pai.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndai f. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário da idéia de Frederick Taylor e Henry Ford.
Obras de Fayol
Formou-se engenheiro de minas aos 19 anos e entrou para uma companhia metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu toda a sua carreira. Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 anos assumia a gerência geral da “Compagnie Commantry Fourchambault ET Decazeville”, que no momento se encontrava em situação difícil. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de notável estabilidade. Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro Administration Intrustrielle ET Générale, publicado em Paris em 1916. Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatório eram inevitáveis.Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento de sua obra, na França o ensino e desenvolvimento da obra de Fayol deram motivos à fundação do Centro de Estudos Administratvos.
Para Fayol, uma