JULES HENRI FAYOL
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry
Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resultados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918. A empresa durante sua gestão foi considerada uma das maiores da França.
OBRAS E CONTRIBUIÇÕES: Fayol foi um grande engenheiro e pesquisador. Durante toda a sua pesquisa, anotava diariamente os fatos que abriam os seus olhos e, mais tarde, transformou seus escritos em livros que foram preciosos para a humanidade. Fayol foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos. Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração, seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas. Luther Guilicj, Oliver Sheldon, Lyndal F. Urwich e James d. Mooney são alguns dos nomes dos seguidores do centro.
Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle. (Dunod, 1966.)
Tâches actuelles et futures des dirigents. ( CNBOS, 1967.)
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez se falou em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria clássica da gestão.
Outra contribuição da teoria de Fayol é a