A liderança de paulo
ITQ – Instituto Teológico Quadrangular – Fazenda Rio Grande
Teologia/ (E.A.D.) – Liderança I
24/05/13.
RESUMO
O estilo de liderança do Apóstolo Paulo era singular. Sem jamais passar por MBA ou Seminários sobre o tema, ele conseguia reunir as mais diversas habilidades que hoje são consideradas fundamentais em profissionais sob cuja responsabilidade está a de conduzir uma equipe a resultados efetivos, seja em empresas, organizações ou até igrejas. O que tornou um perseguidor do cristianismo a ser um homem o qual muitos admiram por suas atitudes e palavras e modelo a ser seguido.
Palavras-Chave: Paulo; Liderança; Líder.
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento Teológico é cada vez mais importante na vida da igreja e de seus líderes. A Bíblia é cheia de sabedoria prática para a vida diária, com exemplo de pessoas reais em situações reais, sucessos e fracassos, lutas e triunfos. O apóstolo Paulo é apenas um exemplo. De inimigo dos cristãos para um missionário dedicado.
A liderança exercida pelo Apóstolo Paulo tem a influência direta de Jesus Cristo. Sua comunicação tem carisma, coragem e comprometimento. E busca em seus liderados desenvolver seus talentos mais preciosos.
2 A LIDERANÇA DE PAULO
Antes de abordar a liderança de Paulo, vamos conhecer o passado deste homem.
Nascido em Tarso, cidade grega do mediterrâneo, onde hoje é a Turquia. Descendente da tribo de Benjamim (Rm 11:1) judeu helenista, fluente em grego, aramaico, hebraico e provavelmente também em latim. Era fariseu, filho de fariseu (At 23:6) e estudou debaixo da orientação de Gamaliel, o afamado rabino fariseu (At 22:3).
Tinha cidadania romana. Não se sabe ao certo como obteve, pois era privilegio da aristocracia e das classes mais altas. A cidadania era hereditária. É possível que seu pai tivesse a cidadania. A primeira referencia bíblia a Paulo, ainda como Saulo está em Atos 7:58 e 8:1, quando