Dumping de mercado
No Mundo em que vivemos, nenhum país consegue produzir tudo aquilo que necessita para se manter. Esses países procuram se especializar naquilo em que tenham mais aptidões. Essa especialização acaba chamando a atenção de fora. Criando interesses, como uma permutação, um escambo, entre países. Essa troca de bens entre indivíduos, empresas e governos de distintos países se chama Comércio Internacional ou Comércio Externo.
O Comércio Externo deve estar dentro dos parâmetros internos legais de seu país. É certo que o governo deve preservar e defender valores de caráter social interno. Não podendo haver práticas de mercado onde o comércio interno de uma Nação saia prejudicado. Ou ainda não dê oportunidade para a concorrência.
Algumas práticas são condenadas, severamente pela OMC (Organização Mundial do Comércio) por ferir o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (Gatt – em inglês). Dentre elas está o dumping.
Ação do Dumping
Dumping é quando uma empresa importa um produto para outro país com valor abaixo do que ela mesma vende em seu país. Ex.: Um determinado País A exporta um produto AB para um País C com o valor de US$70,00, porem em seu território vende o produto por US$100,00.
A exportação desse produto com o valor abaixo é só durante um tempo, visando prejudicar os fabricantes e empresas concorrentes do seguimento, chegando até a eliminá-las do mercado. Quando conseguem dominar o mercado elevam seus preços, assim o consumidor não tem tendo outra opção, ou tendo uma que não lhe agrade se vê numa situação em que necessita comprar o produto. Esse dano é prejudicial a economia do país que recebe o produto como também pode causar para outros países que querem conquistar espaço mercado no mercado. Por outro lado se o mercado interno desse país for caracterizado por fabricar produtos de baixa qualidade com preço elevado de mercado, o produto importado faz com que o