Madeiras e derivados usados na contrução civil
MADEIRAS E DERIVADOS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DISCIPLINA: Materiais de Construção Civil I
PROFESSOR: Manoel Caetano
TURMA: NY-53
GRUPO:
Morgana Laís
Recife, maio de 2012.
INTRODUÇÃO
A falta de árvores de grande dimensão despertou o engenho humano, sendo atualmente possível obter peças de madeira virtualmente com qualquer dimensão procedendo à colagem de elementos de menores dimensões, obtendo assim seções compósitas. A versatilidade atual da madeira e seus derivados é por esse motivo praticamente ilimitada.
MADEIRA MACIÇA
Móveis de Madeira Maciça são aqueles que, como o nome diz, são feitos da madeira pura, sem adição de fibras sintéticas ou aglomerados. Eles em sua natureza são mais resistentes e costumam ser mais pesados, podem durar uma vida sem sofrer deformações devido a umidade ou luz solar. São os favoritos para compor ambientes de estilo colonial e rústico. De acordo com a forma da seção transversal, a madeira maciça pode se classificar em madeira redonda ou madeira serrada, o que diferencia as duas são suas características, principalmente.
MADEIRA REDONDA É produzida diretamente a partir dos troncos ou ramos retilíneos dos quais é retirada a casca e que são posteriormente trabalhados de maneira a obter uma forma cilíndrica. A madeira redonda é utilizada num grande número de estruturas diversas, sobretudo exteriores, tais como postes, estacas, jardins infantis, barreiras antirruído, pontes ou torres. Como um número mínimo de fibras são cortadas durante o seu aparelhamento, apresenta menor variabilidade nas suas propriedades de resistência. É também a forma que apresenta a menor superfície específica exposta aos ataques exteriores e que requer menos operações mecânicas para sua