doseamento
Disciplina: Análises Químicas
Karen Mendonça 11ºPQ
Objectivo
O objectivo desta experiência é determinar o teor em ácido acetilsalicílico nos comprimidos de aspirina, por titulação com uma solução de NaOH previamente aferida.
Introdução
A análise química quantitativa descrita nesta experiência consiste na análise titulométrica, ou seja, na determinação do volume de uma solução de concentração rigorosamente conhecida necessária para reagir quantitativamente com um volume medido de uma solução da substância a determinar.Para ser usada numa análise volumétrica, a reacção química tem de cumprir certos requisitos, entre os quais:
- Ser uma reacção que possa ser expressa por uma equação química.
- A reacção deve ser a única a ocorrer, não podem haver reacções paralelas.
- A substância a determinar deve reagir completamente com o reagente em proporções estequiométricas ou equivalentes.
- A reacção deve ser completa no ponto de equivalência.
- A reacção deve ser relativamente rápida.
- Tem de haver um indicador adequado que permita determinar o ponto final da reacção através de alteração de uma propriedade física (cor ou formação de um precipitado).
O teor em ácido acetilsalicílico, constituinte activo da aspirina, pode ser determinado por titulação com uma solução de hidróxido de sódio cuja concentração rigorosa seja conhecida.
O hidróxido de sódio não é uma substância primária, pois não se pode obter puro, porque é extremamente higroscópico e reage com o CO2 atmosférico para formar carbonato de cálcio, seja em estado sólido ou em solução. Assim, é impossível preparar soluções de concentração conhecida rigorosa.
Para conhecer com rigor e exactidão a concentração de uma solução de NaOH é necessário aferi-la previamente, ou seja, titulá-la com uma solução de uma substância primária, neste caso o ftalato ácido de potássio.
Material / Reagentes