Doseamento
CURSO DE FARMÁCIA
MARCUS PAULO ALVES DOS SANTOS
MAYARA LOUISE D’OLIVEIRA MENDES
DIPIRONA GOTAS
ALFENAS – MG
2012
1.INTRODUÇÃO
A Dipirona é um fármaco amplamente utilizado no Brasil, o que torna extremamente importante avaliar a sua qualidade em suas formulações, visando assegurar sua eficácia e segurança, sendo que é de grande consumo pela população, tendo em vista que as boas práticas de fabricação devem garantir que o medicamento não seja liberado a venda e uso até que sua qualidade seja julgada satisfatória (KNAPPMANN & MELO, 2010).
É muito utilizada pela população brasileira por ser um medicamento isento de prescrição (MIP), de menor preço e com diferentes formulações farmacêuticas (solução oral, injetável, comprimidos e supositórios).
A técnica aplicada foi o doseamento da titulação através de iodo, sendo um método que exige bastante treinamento do analista, do controle de temperatura e muita atenção nos possíveis erros de titulação devido à volatilidade do iodo.
2.OBJETIVO Determinar a densidade, volume, teor e equivalência gotas de formas farmacêuticas líquidas (Dipirona gotas).
3. METODOLOGIA
O produto em análise foi Dipirona gotas. Para a realização do doseamento titulação deste fármaco, preparou-se primeiramente o branco, onde pipetou-se 60 mL de água e transferiu para um erlenmeyer. Em seguida, adicionou-se 5 mL de ácido acético glacial e homogeinizou-se. Por último, agitou até completa solubilização e adicionou dez gotas de amido (indicador químico). Em segundo, foi preparado a amostra (Dipirona 50% = 500 mg), em que pipetou-se exatamente 10 mL do volume da solução oral, que corresponde a 5,0 g de Dipirona sódica. Transferiu-se esse volume para um balão volumétrico de 200 mL, completou o volume com água e homogeinizou. Após, pipetou-se 10 mL da solução e transferiu para um erlenmeyer, o qual foi adicionado 50 mL de água, 5 mL de ácido acético glacial e homogeinizado. Agitou-se até completa