Doseamento Dipirona
A dipirona (também conhecida como metamizol e sulpirina) é o sal sódico do ácido [(2,3-diidro-1,5-dimetil-3-oxo-2-fenil-1H-pirazol-4-ona) metilamino] metanossulfônico.A Farmacopéia Brasileira IV recomenda ácido acético 6% p/v para matéria-prima e ácido acético glacial para os medicamentos, temperatura abaixo de 20ºC e não havendo referência quanto ao tempo de permanência da cor azul do indicador. Os iodetos são facilmente oxidados em solução ácida a iodo livre por diversos agentes oxidantes; onde o melhor dentre eles para empregar na reação do ensaio de toque é uma solução de nitrato de potássio acidificada. Há reações de óxido-redução nas quais há uma mudança no estado de oxidação acompanhada por troca de elétrons entre os reagentes. (VOGEL, 2007).
O amido, que forma um complexo azul-escuro como íon triiodeto. Esse complexo sinaliza o ponto final em titulações nas quais o iodo é produzido ou consumido.(SKOOG, 2006).
O íon tiossulfato (S2O3-2)é um agente redutor moderadamente forte quetem sido amplamente utilizado na determinação de agentes oxidantespor meio de um procedimento indireto que envolve o iodo como intermediário.Na presença de iodo, o íon tiossulfato é quantitativamente oxidadopara formar o íon tetrationato (S4O6 -2)de acordo com a seguinte semi-reação:
2S2O3-2 -->S4O6 -2+ 2e-
A reação quantitativa com o iodo é única. Outros oxidantes podem oxidar o íon tetrationato ao íon sulfato.O procedimento empregado na determinação de agentes oxidantes envolve a adição de um excesso deiodeto de potássio a uma solução levemente ácida do analito. A redução do analito produz uma quantidade estequiometricamente equivalente de iodo. Então, o iodo liberado é titulado com uma solução padrão detiossulfato de sódio, Na2S2O3, um dos poucos agentes redutores que éestável perante a oxidação pelo ar.(SKOOG, 2006).
“Nas titulações iodométricas, o amido é utilizado como indicador sensível, pois forma um complexo com I2 de coloração azul