resenha de saude publica 1500
O trabalho apresentado contém informações sobre a Varicela (uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster popularmente conhecida como catapora); prescrição médica, posologia, indicação, contraindicação, interação medicamentosa, cuidados de enfermagem.
Farmacologia Aplicada na Enfermagem
O conhecimento técnico sobre os fármacos, sua ação, atuação, reações que podem ocasionar, devem ser do conhecimento de todos os profissionais da saúde. O profissional de enfermagem é aquele que está em contato direto com o paciente. A FARMACOLOGIA estuda as interações que a droga (fármaco) tem com os sistemas biológicos em toda a extensão do corpo humano. O conhecimento farmacológico irá ajudar o enfermeiro a compreender o funcionamento dos fármacos, as reações adversas possíveis, a terapia farmacológica correta.
No estudo da farmacologia, o profissional de enfermagem terá um aprimoramento sobre vários parâmetros farmacológicos, que o ajudarão no exercício de sua profissão. Dentro da farmacologia, o enfermeiro irá aprender sobre vários parâmetros farmacológicos, tais como: a farmacodinâmica das drogas (mecanismo de ação), farmacocinética das drogas (o caminho que o fármaco percorre no organismo), a TOXICOLOGIA relacionada às drogas (efeitos tóxicos, antídotos, reações adversas).
O profissional de enfermagem tem a função de preparar e administrar os medicamentos para o paciente, identificar e comunicar possíveis reações adversas e problemas relacionados aos medicamentos (lote, validade, medicamentos em mau estado de conservação). A responsabilidade em administrar medicamentos ao paciente é uma importante tarefa do enfermeiro. Devido a isso, o enfermeiro deve ter conhecimento profundo sobre: a ação da droga no organismo; a dose e quais fatores podem interferir na sua ação; as vias que podem ser administradas; a farmacocinética da droga (Absorção e eliminação).