monografia
O Estado brasileiro ) teve uma participação importante nos primórdios do desenvolvimento industrial farmacêutico ao incentivar e fornecer recursos para alguns dos primeiros laboratórios farmacêuticos. O Estado contribuiu também para a formação dos primeiros cientistas brasileiros que, posteriormente, se tornaram responsáveis pelo desenvolvimento de planos de saúde pública, produção de soros, vacinas e medicamentos, por parte de empresas pioneiras.
A indústria farmacêutica fabrica e comercializa seus produtos somente após pesquisas, descobertas e testes, o que leva alguns meses ou anos de investimentos. Isso claro está embutido no preço do medicamento que compramos. Outra forma das indústrias obterem investimentos para novas pesquisas é através dos royalties.
Uma nova fórmula descoberta leva ao surgimento de um novo medicamento no mercado,e a empresa busca a proteção dessa nova fórmula na obtenção de patentes. Assim, para que outras indústrias possam produzi-la devem pagar royalties a que descobriu a nova fórmula.Na indústria farmacêutica, o profissional farmacêutico participa das mais variadas funções. Em relação às áreas de atuação, o farmacêutico poderá atuar na Industrialização de Medicamentos Homeopáticos, Industrialização de Medicamentos Alopáticos, Industrialização de Medicamentos Fitoterápicos.
O farmacêutico responsabiliza-se pela produção do medicamento, garantia de qualidade, embalagem de medicamentos, elaboração e controle da documentação técnica, controle