Framework
FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Software para Web
Henrique Alves Volpini
PROF. Edgar
RIO VERDE
2014
Um framework (ou arcabouço), em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. Ao contrário das bibliotecas, é o framework quem dita o fluxo de controle da aplicação, chamado de Inversão de Controle.
“Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.” Muitos engenheiros acreditam que a arquitetura é determinada pelos requisitos e por isso esperam que a fase de engenharia dos requisitos esteja finalizada para então iniciar sua. Porém, apenas uma fração dos requisitos específicos do sistema têm influência na arquitetura. A identificação dos requisitos que são significantes para a arquitetura pode ser respondida através de um framework conceitual desenvolvido especialmente para um domínio específico, uma vez que esta resposta é muito dependente do domínio. Avançar para a fase de projeto ou mesmo iniciar a implementação do sistema não quer dizer que a definição da arquitetura esteja finalizada. Isto significa que o detalhamento obtido até então já é suficiente para prosseguir com o projeto de uma parte do sistema.
Backbone.js
Esse framework dá estrutura para aplicações web por meio de modelos com valores-chave de eventos personalizados. Conta também com uma rica API com diversas funções por meio de sua interface RESTful JSON.
Ao trabalhar em uma aplicação web que envolve um monte de JavaScript, uma das primeiras coisas que você aprende é parar de colocar todos os seus dados para o DOM. É muito fácil ver aplicações JavaScript que acabam como pilhas com diversos seletores de jQuery e callbacks.
Quando falamos de aplicações