Doseamento da cafeína
CAFEÍNA
1. INTRODUÇÃO
A Camelia sinensis(L.) O. Kuntze é uma pequena árvore, muito ramosa, pertencednte à família Theaceae(Ternstromiaceae) originária do oriente.Seu habitat natural é ao sul do rio Yangtze e ao leste da Província Zhejiang na China até Assam-Burma ao oeste, incluindo Tailândia e Vietnã.Seu tamanho pode chegar de 1-6 metros de altura quando adulta com uma cobertura de 60cm a 4m de diâmetro.
As folhas não fermentadas contém cerca de 15-25% de proteínas, 5% de glicídeos, 30% de polifenóis, 1-5% de alcaloides(cafeína-2,9-4,2%), teofilina 0,02-0,04%, teobromina 0,15-0,2%, vitaminas:C, B1, B2 e K e minerais como flúor(130-160mg), potássio, magnésio, cálcio, ferro, manganês e fósforo entre outros.
A cafeína e a teobromina pertencem ao grupo das metilxantinas, que por sua vez, são classificadas como sendo alcalóides da purina. Estes alcalóides são metabolitos secundários derivados dos nucleotídeos da purina. A cafeína é o alcalóide da purina que se encontra presente no chá em maior quantidade.
Os efeitos da cafeína atuam, sobretudo, no sistema nervoso central, estimulando o estado de vigília, facilitando a associação de ideias e diminuindo a sensação de fadiga. Alguns dos efeitos causados pela cafeína são influenciados pela quantidade de teofilina presente no chá. A teofilina induz a atividade psicoativa, possui também um ligeiro efeito inotrópico e vasodilatador e um efeito diurético muito maior que a cafeína. Contudo, os efeitos com maior interesse podem ser verificados a nível respiratório e broncopulmonar. A teofilina causa um relaxamento não específico no músculo liso brônquico e também é observada uma estimulação respiratória.Algumas das propriedades benéficas do chá verde, podemos referir principalmente a sua atividade antioxidante, anticarcinogênica, antimutagénica, ação anti-diabética e ação anti-bacteriana, bem como propriedades hipocolesterolêmicas, propriedades anti-hipertensivas,