Tecnologia
FERRO
Como a maioria de metais, o ferro não é encontrado na crosta terrestre em seu estado elementar, e sim combinado com o oxigênio ou com o enxofre. Seus minérios mais comuns são a hematita (Fe2O3) e a pirita (FeS2). O ferro funde à temperatura de 1370°C e, em estado puro, é um metal relativamente macio.
A extração de ferro de seus minérios ocorre com a ligação das impurezas (oxigênio ou enxofre) com o carbono. Como a própria taxa de oxidação aumenta rapidamente além do 800°C, é importante que a fundição ocorra em um ambiente com pouco oxigênio.
Os metais por sua vez, podem ser divididos em três subclasses: ferro (Fe) e aço (Fe-C); ligas não-ferrosas e superligas (Ex.: bronze, Cu-Sn;latão, Cu-Zn; e nitinol, Ni-Ti) de maior aplicação no campo aeroespacial.
A siderurgia ou metalurgia extrativa do ferro:
O metal ferro é extraído de um óxido, o mineral hematita, simbolizado por: Fe2O3.
Mas outras substâncias químicas minerais podem ser fontes de metais, dentre elas, os sulfetos: Cu2S e os carbonatos: MgCO3.
O alto forno não produz aço, mas um produto intermediário líquido chamado ferro-gusa. O ferro-gusa pode conter até 4,5%C, 1,7%Mn, 0,3%P, 0,04%S e 1,5%Si. Usa-se o conversor (outro equipamento) para reduzir os teores de carbono e silício e para remover as impurezas não metálicas P e S. Os produtos ou saem na forma de gases, ou se incorporam à escória reagindo com a CaO introduzida com esse propósito. O produto final é o aço, que tem um teor de carbono normalmente entre 0,45% e 1,3%.
Matérias-primas da indústria siderúrgica As matérias-primas básicas da indústria siderúrgica são as seguintes:
- Minério de ferro
- Carvão
- Calcário
3.1 Minério de ferro É a principal matéria-prima do alto-forno, pois é dele que se extrai o ferro. Os minerais que contêm ferro em quantidade apreciável são os óxidos, carbonatos, sulfetos e