Domínio Semântico de Determinação
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Letras
Bacharelado em Linguística
Laboratório de Materialidade Linguística
Aspectos Semânticos: Texto e Discurso
Profa.° Carolina de Paula Machado
Definição Lexicográfica do sintagma “Modelo Político”
Dezembro /2013
Virginia Bioni Bertollini
Introdução:
As palavras, quando enunciadas isoladamente, pouco dizem ao interlocutor. Para serem efetivamente compreendidas faz-se necessário saber quem disse, quando disse, onde disse e também a relação que esta palavra estabelece com as outras no texto. Assim, uma palavra pode admitir vários sentidos, a depender dos fatores citados.
Nesse artigo será mostrado como um sintagma pode se tornar uma entrada lexical. Ou seja, através dessa relação do sintagma com as outras palavras presentes no texto, uma definição lexicográfica será tirada e apresentada como uma entrada possível para entrar em um dicionário. Esse processo de análise se deu a partir do estudo do Domínio Semântico de Determinação, proposto por Eduardo Guimarães e será a ferramenta principal para chegar no objetivo proposto.
O Corpus: Para a realização das análises, foi preciso encontrar o corpus a ser estudado.
O objetivo era procurar um sintagma de cunho político , esta escolhida por “Modelo Político”, em textos de discurso político e tirar deles as designações impostas para o sintagma em questão. A partir dessas designações, realizar a montagem do Domínio Semântico de Determinação, sempre utilizando os textos estudados. Estes foram retirados de três sites diferentes, sendo dois deles uma reportagem e o outro uma postagem de um blog, e todos trazem concepções diferentes usados em diferentes discursos e contextos.
O primeiro texto foi retirado da Folha de São Paulo, na parte de Ilustríssima:
10/11/2013 - 03h49
Quando a emenda é pior que o soneto
FERNANDO RODRIGUES
RESUMO As imperfeições do modelo político