Educação
RESUMO
CAPÍTULO 1- MARX E ANGELS DÃO AS PRIMEIRAS DICAS
“A LINGUAGEM É FENÔMENO EXTREMAMENTE COMPLEXO, QUE PODE SER ESTUDADO DE MÚTIPLOS PONTOS DE VISTA, POIS PERTENCE A DIFERENTES DOMÍNIOS. É, AO MESMO TEMPO, INDIVIDUAL E SOCIAL,FÍSICA, FISIOLÓGICA E PSÍQUICA,DIZER QUE A LINGUAGEM SOFRE DETERMINAÇÃO SOCIAIS E TAMBÉM GOSA DE UMA CERTA AUTONOMIA EM RELAÇÃO ÁS FORMAÇÕES SOCIAIS NÃO É UMA CONTRADIÇÃO(FIORIN,2007,P.8)
SEGUNDO O AUTOR JOSÉ LUIZ FIORIN ELE DISPÕE DE PENSAMENTOS FILOSÓFICOS COMO DE MARX E ENGELS QUE COMENTA A LINGUAGEM ENVOLVE UMA COMPLEXIDADE E UMA DIVERSIDADE DE PROBLEMAS QUE SUSCITAM A ANÁLISE DE OUTRAS CIÊNCIAS.
CAPITULO 2-AS PRIMEIRAS DISTICOES
“A LINGUAGEM É FENÔMENO EXTREMAMENTE COMPLEXO, QUE PODE SER ESTUDADO DE MÚTIPLOS PONTOS DE VISTA, POIS PERTENCE A DIFERENTES DOMÍNIOS. É, AO MESMO TEMPO, INDIVIDUAL E SOCIAL,FÍSICA, FISIOLÓGICA E PSÍQUICA,DIZER QUE A LINGUAGEM SOFRE DETERMINAÇÃO SOCIAIS E TAMBÉM GOSA DE UMA CERTA AUTONOMIA EM RELAÇÃO ÁS FORMAÇÕES SOCIAIS NÃO É UMA CONTRADIÇÃO.”(FIORIN,2007,P.8)
A UM SISTEMA SOCIAL COMUM PARA ANALISAR MELHOR A LINGUAGEM DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.
CAPÍTULO 3- QUEM DETERMINA O QUÊ?
“O DISCURSO NÃO É UM AMONTOADO DE FRASES . O DISCURSO TEM UMA ESTRUTURA. DIANTE DE UM TEXTO ABSOLUTAMENTE CAÓTICO DIZEMOS: “ISSO NÃO SIGNIFICA NADA. É UM SAMBA DO CRIOULO DOIDO”. SABEMOS DISTINGUIR UM TEXTO DE UM NÃO TEXTO. PORQUE O DISCURSO É ESTRUTURANDO,TERMOS QUE DIFERENÇAR NO SEU INTERIOR UMA SINTAXE E UMA SEMÂMANTICA.” (FIORIN,2007,P.21)
QUANDO UM TEXTO TEM UM ENGAJAMENTO DE PALAVRAS SEGUINDO UMA SEQUÊNCIA COERENTE E COESA CHAMAMOS DE SINTAXE DISCURSIVA QUE POR SUA VEZ TEM UMA ESTRUTURA SOCIAL.
CAPÍTULO 4- VARIABILIDADE NA INVARIABILIDADE
“É INPORTANTE VERIFICAREM CADA UM DELES O QUE É QUE”LIBERDADE”SIGNIFICADA,ISTO É,COMO É QUE ELA É CONCRETIZADA.”(FIORIN,2007,P.21)
RELATA-SE SOBRE A INPORTÂNCIA DA VARIABILIDADE NA