Linguagem e Ideologia
Para isso o autor cita Karl Marx e Friedrich Engels , os quais afirmavam que nem a linguagem e nem o pensamento constituem domínio autônomo , já que são expressões da vida real.
A linguagem é um fenômeno ao mesmo tempo individual e social, física, fisiológica e psíquica, é um fenômeno muito complexo.Sendo assim, simultaneamente autônoma e determinada socialmente, é necessário distinguir dimensões e níveis autônomos e determinados.
Sobre o sistema, este é social ou seja todos os falantes de uma mesma comunidade linguística possuem o sistema em comum,na realização do sistema é importante distinguir entre discurso e fala.A fala é a exteriorização psico fisiológica do discurso, rigorosamente individual, pois é sempre há um eu o qual toma a palavra e realiza o ato de exteriorizar o discurso. Em si mesma, a fala não sofre qualquer determinação social, pois ela é a simples exteriorização do discurso. É o ato concreto, momentâneo e individual de manifestação da linguagem.
Já o discurso consiste em combinações de elementos linguísticos, frases, usadas pelos falantes com o propósito de exprimir seus pensamentos, de falar do mundo exterior ou de seu mundo interno, expondo para o mundo. No discurso há o campo da manipulação consciente e da determinação inconsciente . A manipulação consciente é chamada de sintaxe discursiva, nesta o falante utiliza artifícios argumentativos entre outros procedimentos da sintaxe discursiva com o intuito de criar efeitos de sentido de verdade ou de realidade visando convencer seu interlocutor. O falante utiliza em sua estratégia discursiva um jogo de imagens com o interlocutor, assim através de procedimentos argumentativos ele consolida a imagem que deseja que o interlocutor tenha dele.
Na