Letras
Departamento de Ciências Humanas e Letras
Curso: Português X
Professor: André Luiz Faria
Resumo do verbete ‘Semântica’ da Enciclopédia Mirador (1976); conteúdos retirados de M. Rector e E. Yunes (1980); de P.M.T. Duarte (2000); A.Soares da Silva (1999)
1. Definição de semântica. Objeto de estudo.
Semântica é a ciência da linguagem que tem por objeto o estudo do sentido de que são portadoras as formas lingüísticas.
O vocábulo foi usado pela primeira vez por Michel Bréal, em 1883, para designar uma nova ciência que, ao lado da fonética e da morfologia preocupadas com a análise do corpo e da forma das palavras, estudaria as mudanças de sentido, a escolha de novas expressões e o desaparecimento de outras.
Os sinais acústico-orais de que os homens se servem para a comunicação sempre estiveram no centro das atenções de filósofos, pensadores e estudiosos da linguagem. No século XX, porém, com o surgimento do estruturalismo é que se iniciaram as tentativas de tratamento sistemático da significação, em termos estritamente lingüísticos e numa perspectiva empírica e descritivista.
Na medida em que o conceito de significação em linguagem se mostrava heterogêneo e impreciso, também a semântica oscilava entre um tratamento simplista e atomizante do significado, e uma procura de relações entre significação/realidade/pensamento, em nível lógico-filosófico ou psicológico, que transcendia o lingüístico stricto sensu e chegava à problemática das relações ‘conhecimento/realidade’ e ‘linguagem/pensamento’, à problemática do próprio processo cognitivo humano.
Na década de 70, a semântica passou a ser o centro das preocupações dos lingüistas: o tratamento do significado não se restringe mais apenas ao nível lexical e às relações paradigmáticas; ao estudo da significação das palavras se junta a preocupação com a análise da interação de significados no plano sintagmático; não só se tenta explicitar o mecanismo de