Lançamento de projetil
Introdução
Define-se como lançamento de um projétil o ato de soltar um projétil de certa altura e calcular a velocidade e o tempo que o mesmo leva para chegar à superfície.
Essas informações são transferidas para gráficos de eixos X e Y. No eixo Y, existe ação da força gravitacional, a qual exerce um Movimento de Queda Livre sobre o projétil. Já no eixo X, obtém-se a distância que o projétil alcança a partir de determinado ponto.
Imagem 1 – Aparelhagem montada para o experimento onde HR é a altura do lançamento, H é a altura do ponto de partida até o chão e R simboliza a distância.
Definição e Conceitos
Como sabemos um corpo em queda livre próximo à superfície terrestre e cuja velocidade é pequena o suficiente para desprezarmos a resistência do ar, sofre uma aceleração constante de módulo 9,81 m/s² apontando sempre para o centro da Terra, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos.
Sempre que tivermos um objeto em movimento ou com a possibilidade de vir a realizar um movimento teremos associada certa quantidade de energia. Temos dois tipos de energia: cinética e potencial.
Para a energia cinética, Sempre que tivermos um objeto em movimento, teremos associado a este movimento certa quantidade de energia que é denominada energia cinética, portanto, podemos dizer que energia cinética está associada ao movimento. Ela depende tanto da velocidade V, como também depende da massa m. A equação da energia cinética é dada por:
Imagem 2 – Equação utilizada para calcular a energia cinética.
Para a energia potencial podemos dizer que é um tipo de energia que está relacionada com a configuração do sistema, ou seja, esta relacionada com as posições do objeto. Podemos dizer também que energia potencial é a energia que pode vir a se tornar energia cinética. Existem vários tipos de energia potencial, as mais conhecidas são as: gravitacional e a elástica.
A fórmula da energia potencial