Análise DSD da palavra acusado
Através do Domínio Semântico de Determinação
A partir deste trabalho, pretende-se analisar o verbete acusado que se originou do latim accusatus. Segundo a definição do dicionário on-line Priberam, acusado significa “que se acusou ou sofreu acusação”.
Diferentemente das definições preestabelecidas em dicionários, pretende-se analisar o verbete em questão no âmbito textual, através do Domínio Semântico de Determinação (DSD) proposto por Guimarães, o qual permitirá mostrar qual é o sentido de uma palavra considerando o funcionamento da mesma no próprio texto em que aparece. A fim de observar esse funcionamento — que não é estático —, será utilizado um corpus contendo três textos distintos, dos quais serão apresentadas análises individuais.
Posteriormente, pretende-se criar uma definição lexicográfica para a palavra acusado, capaz de abranger conjuntamente os resultados gerados pelas análises.
Para este fim serão utilizadas duas reportagens do site G1 e uma do Metro 1.
Texto 1
G1, 03 de dezembro de 2013 11h45min.
Governo demite ex-superintendente do DNPM acusado de receber propina
Demissão por prática de irregularidades foi publicada nesta terça-feira (3).
Apuração foi aberta em 2011 após ele ser denunciado pelo MP.
O governo federal demitiu nesta terça-feira (3) o ex-superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de Rondônia Airton Nogueira de Oliveira, que foi afastado em 2011 do cargo após denúncia do Ministério Público Federal de Rondônia de que teria recebido propina para facilitar a realização de pesquisas.
A demissão foi publicada em portaria no "Diário Oficial da União" desta terça. O G1 tenta contato com a defesa de Oliveira, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
Segundo a CGU, a pena foi de demissão porque ficou constatada a prática de irregularidades contra a administração pública. Ele foi