Dogma Resenha
O filme é uma sátira sobre a decadência da igreja Católica, acredito por ser sempre igual às missas e os conceitos, não mudam os textos, os sermões sempre na mesmice que não conseguiu evoluir com o tempo. Os métodos anticonceptivos ainda são proibidos pela igreja católica, pois e considerado pecado, embora tenha o problema da AIDS, que cresce assustadoramente. O filme nos questiona a pensar, de quem Jesus Cristo seria na realidade louro de olhos azuis, qual seria o sexo de Deus, aprendemos ser masculino, mas pode ser feminino ou não ter sexo, será que Deus se parece com o ser humano ou tem outra forma e o anjo da morte que pede demissão, pois tem muito serviço, cansa das ordens de Deus. Será que esse Deus não é vingativo demais, acredito que através da religião o homem para manter a ordem, o poder, as regras morais e sociais coloca toda a responsabilidade em Deus. Temos religiões que matam em nome de Deus. Eu acredito que Deus deixou para os homens seguirem seus Dez Mandamentos e se fossem seguidos seriamos felizes, o mundo seria mesmo um paraíso na terra. Os profetas eram pessoas realmente celestiais ou pessoas comuns, Moisés era um homem comum que até tinha matado um homem e mesmo assim foi escolhido por Deus e foi um profeta. E Jesus que a história de sua vida sumiu por muito tempo será que casou, estudou, teve várias mulheres, a igreja católica o coloca como um santo, sem vícios, sem pecados, que realmente veio amar ao seu próximo.
E os anjos será que realmente gostariam de ter vida sexual, acredito que estão evoluídos para outras missões de Deus não sentido falta da vida terrena.
O filme fica muito apelativo, anjo que foi expulso do Céu e vem ser justiceiro, vem ajudar a salvar o planeta um apostolo afro-descendente, que diz que naquela época já existia o racismo, e que Jesus é negro, mas o que importa realmente ao homem a cor de Jesus ou o que ele fez por nós, levando todos os nossos pecados, salvando-nos.
Deus